terça-feira, 11 de novembro de 2014

Inaugurando o Blog! \o/


Olá, gente! Sou a Renata, 28 anos (em 2014), moro em Brasília e há tempos penso em escrever um blog sobre a minha paixão: viagens! Pois bem, desta vez resolvi arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!

Vou tentar manter o blog sempre atualizado com assuntos relacionados a viagens, pois infelizmente ainda não estou podendo passar 100% do meu tempo viajando para fazer apenas relatos de viagens... J. Então, além de relatos sobre minhas viagens, pretendo postar aqui preços interessantes de passagens e hospedagens, dicas de roteiros e locais para se visitar, os fatores que considero mais importantes de se considerar no planejamento de uma viagem, etc.

Fiquei bem indecisa sobre qual deveria ser o assunto do meu primeiro post. Um relato de alguma viagem que já fiz? O planejamento da minha próxima viagem?  Aí resolvi começar pelo começo mesmo. Para mim, uma viagem começa pela parte das finanças. Isso mesmo: FINANÇAS!

Muita gente acha que viajar é coisa de outro mundo, que você precisa ter uma renda alta, etc. Isso não passa de um tremendo mito. Eu, por exemplo, tenho um salário de quatro dígitos apenas. Viajo de três a quatro vezes ao ano, entre viagens nacionais e internacionais. Moro sozinha, pago aluguel e as despesas da casa e ainda consigo fazer essas viagens que acabei de mencionar. É verdade que às vezes tenho que cortar/reduzir algumas coisas, como roupas, restaurantes mais caros, enfim...

E como faço isso? Simples! Me organizando financeiramente! OK, ok... A verdade é que eu nunca tive maiores dificuldades em economizar. Desde sempre, qualquer dinheirinho que ganhava, já separava uma parte para economizar e usar futuramente em algo que me interessasse. O segredo é fazer um controle relativamente rigoroso dos seus gastos. No meu caso, uso uma planilha no Excel (no Google você encontra vários modelos), onde vou anotando tudo e fazendo previsões para gastos futuros. Obviamente, sempre separo o sagrado dinheirinho para as viagens!

No meu caso, tenho flexibilidade no trabalho para escolher quando tirar férias. Isso ajuda demais, porque escolho sempre sair em baixa temporada (março-maio e setembro-novembro), o que me garante preços mais em conta para passagens e hospedagens.

Caso você não tenha essa facilidade e só possa sair de férias na alta temporada, a minha recomendação para você é: se planejar com bastante antecedência. Quem só pode viajar em dezembro, janeiro e julho, por exemplo, até consegue bons preços, desde que já comece as pesquisas com bastante antecedência (uns oito, nove meses). Eu só costumo viajar em alta temporada para as festas de fim de ano. Nesse caso, já começo comprando as passagens lá para março/abril. Daí pra frente, os preços só aumentam! Se você sabe que só pode viajar nesses períodos, programe-se o quanto antes!

Espero que tenham gostado das dicas! Depois faço outro post com outras dicas importantes, para esse aqui não ficar tão maçante!

Abraços a todos!

 

12 comentários:

  1. Parabéns, meu bem!! Tenho certeza que você vai dar excelentes dicas para quem gosta de viajar e vai ter bastante conteúdo para compartilhar! Já começou bem, Educação Financeira e Planejamento são essenciais para quem pretende viajar bastante!!!

    ResponderExcluir
  2. Irmã, que legal! Parabéns pela iniciativa. Vou fazer minha parte e revisar teus textos hehehe

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por ter arregaçado as mangas e ter iniciado o trabalho! Serei presença constante no seu blog! Vou aproveitar muitas dicas! O primeiro post foi super importante, pois sem planejamento financeiro não é possível fazer grandes coisas! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da maneira como você escreve. Já estou aguardando novas dicas. Parabéns pelo blog. Luana

    ResponderExcluir
  5. Branca,
    adorei o blog.
    Quero viajar muito em 2015 e vou aproveitar as dicas.
    Já contribuindo para os próximos posts, você aproveita os feriados ou prefere juntar para fazer uma viagem melhor nas férias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Obrigada pela sugestão, vou falar sobre isso depois. Eu não costumo aproveitar muito os feriados pra viajar não, porque fica mais caro mesmo, mas quando resolvo viajar em feriado, é um por ano e olhe lá! Mas 2015 tá pedindo, né? Então vou aproveitar sim, mas emendando com férias!

      Excluir
  6. Serei mais uma de suas seguidoras. E olha q não costumo acompanhar blog algum, mas esse assunto muito me interessa! Parabéns pela iniciativa, Renata!

    ResponderExcluir