quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pacote de viagem ou compra avulsa?


Olá, pessoal!
Atendendo a pedidos, o post de hoje vai ser sobre a organização da viagem, mais especificamente sobre uma dúvida que sempre bate no pessoal. Afinal, compensa comprar um pacote completo - incluindo passagens, hospedagem, aluguel de carro – ou fica mais em conta adquirir tudo em separado?
A resposta é: depende! Sei que você preferia uma resposta mais definitiva, mas infelizmente não vou poder te atender dessa vez... O que acontece é que GERALMENTE costuma ser mais vantajoso comprar tudo avulso, especialmente na baixa temporada (e é o que eu sempre faço).
Todas as minhas viagens são feitas sempre comprando tudo em separado, com exceção de uma que já fiz e que vou explicar mais adiante. Não costumo ver com muita frequência pomoções de hospedagem (mas existem, principalmente pela rede Accors Hotels), mas o fato é que sempre aparecem promoções de passagens, as quais você dificilmente conseguiria aproveitar se comprasse a viagem toda em pacote.
Só vejo duas situações em que talvez compense reservar um pacote: 1) alta temporada e 2) compras coletivas. Vamos ver uma de cada vez com calma? J
1)       Alta Temporada: nessa época, absolutamente TUDO vai estar caro. Salvação: comprar tudo com a máxima antecedência possível. Quanto menor a antecedência, maior o rombo. Se você conseguir fechar um pacote para alta temporada com uma antecedência razoável (seis meses ou mais), pode ser que compense sim. Mas aí não tem jeito: a única forma de saber com certeza, é simulando a compra em avulso.
2)       Compras Coletivas: quanto a isso, a primeira providência a se tomar é pesquisar sobre a agência de viagens responsável pelo pacote. Uma boa forma de se fazer isso é consultando a reputação da empresa no site Reclame Aqui (sempre útil antes de comprar qualquer coisa online). Se a quantidade de reclamações estiver muito alta, e, principalmente, se elas se referirem a problemas mais complexos, é hora de pular fora e procurar um plano B. O fato é que esses pacotes podem ser bons para quem quer viajar, mas está com o orçamento apertado. Geralmente os preços são bons, mas há um custo para isso: os vôos costumam ser mais longos e com mais conexões e os hotéis, os de menor preço e qualidade.
Ainda quanto às compras coletivas, vou relatar aqui brevemente a minha única experiência no assunto:
Em 2012, surgiu um pacote pelo site Clickon para Punta Cana. Na época, o dólar estava em um patamar até legal (creio que não chegava nem a R$2,00) e a viagem saiu por R$ 2,600,00 no total (incluindo passagens aéreas, 6 diárias em resort all inclusive, taxas de embarque e de emissão). Na época compensou, pois fiz simulações comprando tudo avulso e realmente ficou um pouco mais barato. O único problema foi quanto à hospedagem: lá é cheio de resorts all inclusive naquelas praias maravilhosas do Caribe e onde era o nosso?! No fim do mundo, numa praia não tão bonita assim e com a comida bem mais ou menos! No caminho, passamos de carro em frente a outros resorts e tive a impressão de que estávamos ficando num dos piores. A viagem foi muito boa, aproveitamos o resort e tudo, mas tenho a sensação de que poderia ter sido melhor se estivéssemos em outro hotel.
Moral da história: se a grana estiver curta, vá em frente e faça a viagem por algum site de compras coletivas mesmo (lista de sites recomendados no fim do post), afinal o que importa é ir! Agora, se a grana não está tão curta assim e você consegue pagar um pouquinho a mais, mesmo que fazendo um esforço, recomendo comprar tudo avulso mesmo, que pelo menos você tem a liberdade de escolher seus vôos e hotéis e pode equilibrar os dois, talvez pegando um vôo mais barato para poder ficar num hotel melhor, etc.
Ah, só mais uma dica para quem está pensando em comprar viagens por sites de compras coletivas: eu considero FUNDAMENTAL que você tenha flexibilidade de datas para a viagem. Isso porque você primeiro compra o cupom, para depois agendar a viagem junto à agência. Ocorre que as chances de não haver vaga na data que você precisa são bem grandes. Na verdade, é você quem deve adaptar seu calendário ao da agência de viagens e não o contrário, ok?!
Olha a listinha de sites que recomendo para compras coletivas de viagens:
 
 
 
Por hoje é só pessoal, até a próxima!

 

2 comentários:

  1. Estou adorando as dicas. Tô tentando me programar para oktoberfest 2015. Você já foi? tem alguma dica?

    Carla Brito

    ResponderExcluir
  2. Carla, nunca fui, mas tem uns três anos que falo que vou e quando chega a hora, aparece uma promoção pro exterior e eu acabo mudando de planos... Mas já está na hora de comprar as passagens heim?

    ResponderExcluir